segunda-feira, 27 de março de 2023

A História da Escola Bíblica (Comemorado no 3° Domingo do mês de Setembro)




Robert Raikes.

A Escola Dominical surgiu na cidade de Gloucester, em 1780 na Inglaterra, na visão de Robert Raikes.
 Robert Raikes que era anglicano jornalista e redator do jornal Gloucester Journal ao qual sua família era proprietário.

Ele observava as crianças em seu bairro e não via um futuro brilhantes para aquelas crianças que perambulavam pelas ruas da cidade, e foi então que surgiu um projeto educacional revolucionário que mudou a vida e o destino daquelas crianças.

Raikes por ser capelão em um presidio, sempre buscava ter as atenções das autoridades para que os presidiário tivessem uma educação formal.
 
Porém, sua luta por este direito perdeu suas forças quando um belo dia de domingo, enquanto tentava escrever o seu editorial, escutava os barulhos que as crianças faziam e em tom de agressividade uns para com os outros. Tendo então a percepção que deveria atacar o problema na raiz nos primeiros anos de vida.

Ele via aquelas crianças crescendo sem a educação correta dos pais, a mãe tinha que seus compromissos com seus afazeres e o pai sempre pós o trabalho buscavam uma taverna e as crianças ficam sem educação familiar sem apoio algum.

Raikes foi fortemente impactado por esta circunstancia e sentiu tão angustiado no seu espirito ao ver tantas crianças desafortunadas crescendo sem o digno cuidado.
Então no próximo domingo em seu editorial ele escreveu sobre este assunto "as crianças desafortunadas", a partir de então, não publicou sobre uma reforma no presidio, mas sobre as crianças.

E assim fez e teve reações bem distintas sobre o seu editorial, alguns sentiram o drama das crianças, outros, nem tanto.

Cheio de entusiasmo no domingo seguinte publicou o seu projeto para educação destas crianças.
Ele publicou que no currículo estaria aula de alfabetização, linguagem, gramatica, matemática, cidadania, principio moral, sociabilidade e ensino da palavra de Deus e as aulas seriam aplicadas no domingo.

O corpo de alunos dessa escola foi sendo formado de maneira muito especial, pois ele mesmo Raikes saia pelas rua atrás das crianças para assistirem as aulas.
E as crianças que participavam desse projeto tinham como dever não só frequentar as aulas aos domingos, como também participar dos cultos da igreja.

Nessa Escola Dominical, os alunos tinham a oportunidade de aprender a ler, escrever, fazer contas e de estudar a Palavra de Deus.



Este exemplo e legado nós não devemos deixar ficar só na história, nos nossos dias atuais vemos a condições precária educacional de muitas crianças e o principio moral também degradante.

Que em nossas orações oremos sempre para Deus levantar homens e mulheres como Raikes.

Atividades:


Fontes: 
Biblia da Escola Bíblica 
Site FernandoGiorgetti/robert-raikes-o-fundador-da-ebd
Algumas imagens: Pinterest 

sábado, 25 de março de 2023

Caça ao Tesouro da Páscoa






Clique abaixo para baixar o PDF com o recadinho as crianças, explicação como funciona, os cartões com as pistas e as pegadas das ovelhinhas.
* Lembrando que para baixar é necessário fazer login no seu drive *



E para adquirir o Kit completo de Páscoa chame no instagram: 



 

domingo, 19 de março de 2023

Certificado da Escola Bíblica

Nosso primeiro trimestre já está se encerrando.
E para parabenizar nossas crianças que vieram a Escola Bíblica, fizemos um lindo certificado para entregá-las com uma lembrancinha.

Nesse PDF contém quatro Certificados, dois de meninas e dois de meninos.
Mas, dois ( um de menina e um de menino) é para Professora assinar e os outros dois para Professor.
E ambos tem a parte do Pastor assinar.
Espero que gostem!💓 


 
OU CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SALVAR







sábado, 18 de março de 2023

Kit Digital de Páscoa

 Mais um Kit lindo disponível !!!







Coragem e Fé à prova de fogo!

 

   Hoje nós vamos falar de três jovens que tiveram suas vidas mudas por causa da construção de um monumento.
Leve imagens de monumentos para as crianças entenderem melhor o que é.
Sabe os nomes deles?
Eles se chamavam Hananias, Misael e Azarias.
Eles pertenciam a família real de Israel.
mas a muitos anos foram trazidos prisioneiros, juntamente com Daniel e milhares de israelitas para a Babilônia, quando Israel foi invadida.
Logo que chegaram tiveram seus nomes mudados para Sadraque, Mesaque e Abede-Nego em homenagem aos falsos deuses daquela terra.

Daniel 3
"Nabucodonosor, rei da Babilônia, mandou construir uma estátua de ouro e chamar todos os homens importantes – prefeitos, governadores, juízes, tesoureiros – para que viessem vê-la. Foi então dada uma ordem: que ao ouvir o toque da trombeta, harpa, cítara e toda sorte de música, todos os povos de todas as nações e todas as línguas deveriam prostrar-se diante da estátua do rei Nabucodonosor. Aquele que não se prostrasse seria imediatamente lançado na fornalha de fogo ardente.

Havia ali três jovens hebreus: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que amavam a Deus e eram fiéis aos Seus mandamentos, que não se prostravam diante da estátua do rei e não serviam aos seus deuses.

Alguns homens, vendo isso, foram até o rei e lhe disseram: “Esses homens fazem caso de ti. A teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste”.

O rei, então, mandou chamá-los e lhes ordenou que adorassem a sua estátua. Os três jovens então lhe responderam: “Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Se formos lançados na fornalha de fogo ardente, o nosso Deus, a quem servimos, pode livrar-nos dela e Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Se não, fica sabendo que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”

O rei enfureceu-se e ordenou que jogassem os três rapazes na fornalha de fogo e que a aquecessem sete vezes mais que o de costume. Estava tão quente que os soldados que os levantaram amarrados para jogá-los no fogo morreram queimados.

Mas ao olhar dentro da fornalha, o rei se espantou, pois ao invés dos três homens amarrados que foram jogados ali, ele via quatro homens soltos, que passeavam tranquilamente dentro do fogo e não se queimavam. Abismado, o rei os chamou para fora: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde”. Ao saírem da fornalha, todos puderam ver que o fogo não os tinha sequer chamuscado, nenhum fio de cabelo fora queimado. O rei então reconheceu o poder do Deus Todo-Poderoso que livra os Seus filhos do mal, e fez prosperar aqueles três jovens na província da Babilônia."
Eles foram fiéis e por isso prosperaram. Por terem sido fiéis a Deus, o Senhor os livrou da morte terrível na fornalha e assim deram testemunho do poder tremendo do Senhor.
Objetivo: Que as crianças compreendam que nunca podemos negar a nossa fé em Deus, pois quando não negamos a nossa fé, o Senhor se levanta em nosso favor.

Memorizando:

Atividade:







Lição 1 - As crianças que receberam uma grande promessa

  👉  BAIXAR ATIVIDADES LIÇÃO 1 👉  BAIXAR LIÇÃO 1 Deus fez promessas para Isaque e Ismael e cumpriu todas elas.  Isso nos mostra que Deus é...